Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A SECA ESTÁ NOS MATANDO.

“Pai, perdoai. Eles não sabem o que fazem” A Seca está nos matando.

Foto: Pedro Klayton

O nordeste Brasileiro está vivendo uma das piores secas dos últimos 50 anos, criadores sofridos com a árdua rotina da agricultura agora estão desesperados esperando apenas os poderes de Deus para salvares seus últimos animais.
Sem chuva e sempre previsão, tudo que resta é a esperança que o próximo ano seja bom, famílias que sobrevivem do leite de 5, 10 vacas já estão sofrendo com a falta de sua própria alimentação. Em alguns casos a luta não é mais salvar o que restou do seu rebanho, e sim salvar suas famílias.
No município de Afonso Bezerra 168Km de Natal uma média entre 40, 45% do rebanho bovinos já são hoje carcaças em beira de estradas.
Tudo que se precisa e de menos discursos e mais resultados concretos, cisternas para o homem do campo são medidas inadequadas e fantasiosas, cada família recebe uma média de 20 litros de água, insuficiente e o desrespeitoso com quem precisa.
O produtor rural do sertão está literalmente abandonado á sua própria sorte. A burocracia para concessão de crédito,
á falta de políticas públicas efetivas e sistematizadas que permitem a convivência produtiva com esse fenômeno, e uma extrema dependência dos programas assistencialistas que não estimulam o trabalho e provocam uma certa “letargia” nos trabalhadores, só tem aumentados os problemas.
É lamentável que em plena segunda década do século XXI, o Nordeste brasileiro continue assistindo de forma humilhante a devastação e à degradação imposta ao produtor rural.
Longe de vermos soluções concretas, cabe a cada um nordestino, alertar, gritar e exigir do governo federal, único que pode fazer alguma coisa, mais compromisso com o produtor rural.
Lembrando-os que os governos só escutam uma única voz, a voz dos movimentos, reproduzidas pela imprensa. É hora de juntar e não de espalhar, o momento é de caminhas com objetividade para superarmos uma das maiores secas já vista na história do Nordeste Brasileiro.

“Pai, perdoai. Eles não sabem o que fazem” A Seca está nos matando.
www.noticiasrn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger news