Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO - DE ZUMBI DOS PALMARES Á JOAQUIM BARBOSA




20 de Novembro é o dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida em 9 de Janeiro de 2003 para que todos possam refletir a importância do povo africano na construção do nosso Brasil.

Hoje em tudo há um pouco da África no Brasil, nossas músicas, nossa gastronomia, nossa cultura, nossos esportes, nossa religião e nossa política. Em todos esses quesitos temos fortes influências da África e do seu povo.

Quem não gosta de um belo Baião de Dois, de uma excelente Tapioca, e aquela bela sopa, e aquela velha e boa, boa não, excelente, Feijoada? São muitos alimentos que vêem diretamente dos Africanos, poderia passar horas descrevendo vários pratos oriundos da África. Na música temos o Forró, o Axé e o Maracatu nosso Nordeste, o Pagode e o Samba do Sul e Sudeste, o Carimbó, que embora tenha origens indígenas, mas possui fortes influências africanas, e a Lambada do Norte enfim são diversos estilos musicais presentes em cada região do País que tiveram origem nos afro-brasileiros.            

Quem lembra daquele moleque travesso que vivia aprontando no Sítio de Dona Benta e andava pulando em uma perna só? Pois bem, o Saci Pererê teve origem na cultura indígena na região Sul em que, inicialmente seria um ser maléfico, mas com a disseminação pelo Brasil quando chegou ao Norte o Saci tomou a forma de um negro em que perderá a perna em uma luta de capoeira, herdando o cachimbo da cultura africana e dos europeus o píleo (gorro vermelho). Enfim, são várias as personagens do nosso folclore que ou tiveram fortes influências africanas ou vieram da África para o Brasil.

Apesar da grande, gigantesca, contribuição para o desenvolvimento de uma identidade brasileira é muito triste ver que muitos afro-descendentes sofram com vários preconceitos e estereótipos oriundos dos tempos em que o Brasil Imperial quando vivia sobre os abusos de Portugal.

Zumbi dos Palmares


A data 20 de Novembro foi escolhida para ser o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem a Zumbi, líder negro que lutou pela liberdade do seu povo oriundo dos maus tratos sofridos durante a escravidão. Zumbi nasceu livre em 1655 em Palmares, mas aos 6 anos foi capturado e entregue ao padre Antonio Melo, com quem foi educado e aprendeu português e latim, chegando a ajudar o padre nas celebrações das missas. Aos 15 anos de idade volta para Palmares onde obteve reconhecimento pelas suas habilidades na arte marcial da Capoeira e por ser um excelente estrategista. Em 1678 o então líder de Palmares, Ganga-Zumba concordou com os termos do Governador da Capitania de Pernambuco em que concedia liberdade para todos os negros do Quilombo de Palmares caso ficassem submisso a Coroa Portuguesa. Como Zumbi não concordava que somente os negros de Palmares fossem libertados enquanto mais negros vivia em senzalas sofrendo maus tratos, ele então foi escolhido como novo líder do Quilombo de Palmares, conseguindo expandir o Quilombo onde todos os descendentes africanos viviam conforme sua cultura. Foi derrotado no ano de 1694 pelo Bandeirante Domingos Jorge Velho, e morto no ano seguinte em Viçosa-MG.

Zumbi foi o grande mártir pela luta contra a escravidão dos negros no Brasil. Apenas em 13 de Maio de 1888 através do decreto da Princesa Isabel que a escravatura foi abolida.

Zumbi foi o grande personagem na luta pela liberdade em sua época, hoje temos outra grande pessoa, Ministro Joaquim Barbosa, que luta fielmente para que a instituição democrática prevaleça sobre os abusos sofridos por pessoas que pensam serem donos do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger news