Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

ALGUNS MUNICÍPIOS JÁ ENFRENTAM PROBLEMAS COM A FALTA DE ÁGUA.

Grave: sete municípios estão em colapso e 357 mil paraibanos enfrentam falta de água

Seca causa colapso em abastecimento de 7 cidades
Sete municípios da Paraíba já estão em colapso nos seus abastecimentos de água para consumo humano e outras 19 convivem com racionamento. Uma população estimada em quase 357 mil habitantes, nessas 25 cidades, enfrentam uma situação crítica no fornecimento de água tratada. De acordo com o levantamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), outros 15 municípios estão seriamente ameaçados devido ao baixo nível dos reservatórios.
Por conta da estiagem prolongada, na Paraíba ao todo são 26 localidades que enfrentam racionamento, sendo 19 cidades (Nova Palmeira, Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Remígio, Esperança, Aroeiras, Gado Bravo, Belém, Caiçara, Logradouro, Alagoa Grande, Serraria, Arara, Casserengue, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro e Araruna) e sete distritos (São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho, Novo Pedro Velho, Rua Nova, Cachoeirinha e Braga).
Outras 12 localidades estão em colapso, sendo sete cidades (Triunfo, São João do Rio do Peixe, Imaculada, Riachão, Tacima, Dona Inês e Nazarezinho) e cinco distritos (Barreiros, Logradouro, Damião, Cozinha e Gravatá).
Devido ao baixo nível dos mananciais, se encontram em estado de alerta 15 cidades da Paraíba (Taperoá, Juru, Emas, Algodão de Jandaíra, Natuba, Montadas, Areial, Gurjão, Puxinanã, Jericó, Mato Grosso, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Lagoa e São José da Lagoa Tapada).

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 19 reservatórios estão com situação extremamente crítica, com menos de 7% da capacidade total.
Dos municípios com açudes que apresentam entre 0 e 3% estão o de Emas, que suporta pouco mais de dois milhões de metros cúbicos, mas tem apenas 17,6 mil (0,9% do seu total); o açude Serrote, que abastece Monteiro, tem 16 mil metros cúbicos de água (0,3% do total de 5,7 milhões de metros cúbicos que ele comporta); e o de Ouro Velho tem 2,5 mil metros cúbicos de água (0,2%, de 1,7 milhão de sua capacidade). Esses municípios ficam localizados na região do Cariri paraibano.
No Sertão, o manancial de São Mamede tem 157 mil metros cúbicos, o que representa 1% dos 15,7 milhões de sua capacidade de acúmulo; Chupadouro I, em São José do Rio do Peixe, tem 36,9 mil metros cúbicos, 1,3% da capacidade total de 2,8 milhões.
Caraibeiras, que abastece Picuí (na região do Curimataú), assim como São José IV, de São José do Sabugi, e três açudes que abastecem Teixeira (todos no Sertão) estão completamente secos.
Com porcentagens que variam entre 3 e 7% estão os açudes de  Campos (no município de Caraúbas), tem 219 mil metros cúbicos, equivalente a 3,3% dos 6,6 milhões que comporta; Carneiro (em Jericó), que está com 960 mil metros cúbicos, 3,1% dos 31 milhões cabem no reservatório; Jatobá I (em Patos) com  2,6%, ou seja, 456 mil metros cúbicos dos 17,5 milhões suportado; e Taperoá II (em Taperoá) com 550 mil metros cúbicos, 3,6% dos 15,1 milhões totais.

Seca causa colapso em abastecimento de 7 cidades
Créditos: Reprodução/Facebook/Padre Djacy Brasileiro

Os reservatórios que abastecem os municípios de Algodão de Jandaíra, Areial, Carrapateira, Gurjão, Imaculada, São Francisco e São José da Lagoa Tapada estão com índices que vão de 6 a 7%  de suas respectivas capacidades. A população de cada um dos 25 municípios com fornecimento de água em situação crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger news